quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Casteljau - Les Vans - Vallon Pont-d´-Arc Ep3

Depois dos primeiros dias de muitas experiências magníficas em Millau pegamos a estrada em direção a Casteljau, no caminho esticamos duas linhas de Wateline, este pico vai ser revelado mais pra frente. No caminho conseguimos contato com o Mathieu Pertus, um francês que já esteve no Brasil conhecendo os Highlines do Rio de Janeiro. Ele nos convidou a ficar no camping dele e isso foi uma boa notícia, depois de uma longa viagem de motorhome passando pelos túneis nas Gorges du Tarn ainda teríamos que procurar o camping que havíamos pesquisado, a maioria dos campings começam a fechar no início do Outono e alguns também tem um horário limite para entrar. Por volta de onze horas chegamos à cidade, estava um frio intenso, estacionamos e saímos para jantar. Finalmente por volta de meia-noite chegamos no camping e o nosso novo amigo nos aguardava, conversamos um pouco e logo fomos descansar porque no dia seguinte já planejamos muitas descobertas.

O dia seguinte infelizmente amanheceu chuvoso, tomamos um bom café da manhã francês e o Mathieu nos sugeriu conhecer uma cidade antiga em estilo medieval em Naves, foi o nosso primeiro Day Off. Depois deste belo passeio programamos o que faríamos no próximo o dia, mas esse lugar muito lindo em Ardéche guardava muitas surpresas. Uma dessas novidades seria o Hope Swing, o Mathieu ainda nos apresentou através dos vídeos de arquivo dele a modalidade nova no Slackline que é o Rodeo, apesar de não termos tido a oportunidade treinar o Rodeoline, ele ficou sendo a minha maior referência neste estilo, os vídeos dele são incríveis, está modalidade vamos apresentar mais pra frente quando realmente tivemos a nossa primeira experiência e que foi através de um dos amigos dele, o Pierre Jean, que vai se tornar um grande amigo num próximo encontro e nos guiar em outros picos incríveis de Highline na França.

Ok, tudo certo e agora com uma boa previsão de sol pegamos o motorhome e seguimos para o pico do Highline. Enquanto montávamos a linha os amigos do Mathieu chegaram para dá um rolé com a gente e trouxeram todos equipos necessários para montar a linha de hope swing, e aja corda. Para quem ainda não esta acostumado e até para quem já conhece certas manobras do Trickline, o que estes caras fazem no Highline deixa qualquer um vidrado, impressionado! É o estilo “gringo” de viver o Highline e gastar na fita. Entre uma travessia e outra registrando imagens sensacionais a galera preparava a linha do voo, e a Flor, uma mulher incrível de beleza exótica com muita experiência e deu todo suporte na montagem do Hope Swing, ela é esposa do Thomas, eles vivem em um mini motorhome quando estão na estrada em busca dos picos de Slackline, além de viver nesse estilo praticando o Esporte eles ainda tem um cão muito lindo que se chama Copain. O outro amigo que está junto com eles nesta trip é o Pierre Jean, que mencionei antes.

Depois de tudo certo e a segurança checada o Mathieu nos mostrou com o belo jump no penhasco a linha do Hope Swing, é uma loucura se jogar no vazio como se estivesse com o paraquedas nas costas, mas a segurança é apenas por cordas e equipamentos de escalada. A partir daí eu assumir a parte segurança e a galera começou a se revesar nos voos, meu parceiro Gabriel Faria pulou tantas vezes que até perdi as contas, fiquei com o braço bombado como a gente fala na escalada de tanto puxar corda e preparar o próximo salto. Observando que o Highline estava bem próximo à linha de voo me veio à ideia de que tínhamos de fazer também o Swingline, que é caminhar solto no Highline com a segurança do salto em cordas por uma linha distante estendida sobre o vazio, depois de analisar bem o pendulo de todos os saltos então me preparei para caminhar livre no Highline, só de imaginar a queda em direção ao penhasco a adrenalina já aumentava, é preciso uma boa experiência e cuidado para não cair para o lado contrário do pendulo e principalmente manter as cordas de segurança longe das pernas e pescoço. Entrei no Highline e caminhei até onde foi possível, ao sentir a corda me puxando e já com as pernas tremendo me lancei no penhasco, foi uma sensação das iradas que já sentir. Era o primeiro salto de abertura da modalidade no local. Após da a volta assumi a segurança novamente e dei suporte para o Mathieu pular e os amigos que também não hesitaram em experimentar o voo no Swingline e assim dia fechou com essas experiências novas, belas surpresas e uma grande realização.

Essa região é realmente muito impressionantes, a água dos rios é convidativa, mas nesta época é muito gelada. Os vales revelam uma beleza por entre as gigantes Gorges que formam um cenário épico. E em um desses lugares magníficos conhecido como Vallon Pont-d´-Arc está uma bela formação natural impressionante, e debaixo deste arco tem a mais bela linha de Waterline da região na França. São 60 metros de fita estendida de uma margem a outra que gera um grande desafio, desta vez apesar do frio intenso eu e o Gabriel já estávamos mais preparados para este rolé, inclusive sugerimos esticar esta linha que é a maior. Mas infelizmente não nos demos muito bem com essa fita, a mesma que usamos também na linha Franco Brasileira com aproximadamente a mesma distância. Foi um grande desafio para todos, mas a galera depois de também tomar umas quedas atravessaram com muita audácia, pois o vento em alguns momentos dificultou mais ainda.

Este um daqueles belos lugares que pode dizer que é um paraíso, e muito convidativo para a prática de escalada solo sobre a água que é conhecida de Psicobloc. Claro que eu não pensei duas vezes, dei uma escaladinha e saltei na água depois, mas não pude curtir muito porque além da água está muito fria e o dia passou rapidamente e ainda tínhamos muita estrada pela frente, e no dia seguinte teríamos mais Highlines em outra cidade, grandes desafios nos aguardavam e muitas experiências para vivenciar. Sem falar da despedida, os amigos novos deixam saudades, trocamos muita experiência e levamos em nossa bagagem o peso deste conhecimento, dos momentos incríveis que vivemos em cada lugar com essas pessoas com estilos de vida impressionantes, que dão valor a vida e fazem de todos estes momentos um significado maior ainda maior, são essas as portas que nos foram abertas, fomos muitíssimos bem recebidos eu sou eternamente grato a cada uma dessas pessoas. E neste lugar em especial o meu agradecimento vai para o Mathieu Pertus por nos proporcionar estes momentos e nos apresentar novos amigos, o Pierre Jan, o Thomas e a Flor, esses dias com vocês foram inesquecíveis espero que curtam bastante as imagens neste Episódio Três do Slackline, espero recebe-los aqui no Brasil um dia, grande abraço para todos.

Convido a curtir a Fan Page e ver as fotos dos episódios anteriores e este também, são muitas imagens que começo postar compartilhando um pouco mais destes momentos com vocês a partir de agora. Obrigado pela visita, leia mais sobre minhas conquistas nas matérias anteriores. Abraço à todos, até a próxima!

Ah, veja aqui um pouco do que vem no próximo Episódio: Swingline e Hope Swing no Ep3 Assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário