sexta-feira, 17 de abril de 2015

Chapadinha – Ibicoara BA.

Depois de um almoço comemorativo e digno para uma equipe de guerreiros que fez história em Lençóis com a conquista dos dois principais Highlines da Chapada Diamantina, pegamos a estrada rumo ao outro extremo da Chapada, a famosa Ibicoara, conhecida também como Chapadinha com seus belos atrativos turísticos, entre eles, a Cachoeira da Fumacinha que era o objetivo final da Trip. Mas até lá ainda tínhamos muitos outros lugares encantadores com lindíssimas opções para abrir novas linhas e repetir outras já abertas anteriormente pelo nosso amigo e guia Paulo Augusto, o grande precursor do esporte nesta região conhecido também como Paulinho de Ibicoara e sua Família Extremo.

Seguimos viagem em dois carros com uma parada especial em Andaraí para tomar um sorvetinho de tamarindo e mais uma paradinha pra abastecer em Mucugê, depois de mais algumas horas chegamos em Ibicoara, fizemos mais uma nova parada para algumas compras de alimentos e seguimos rumo ao Refúgio FX em Campo Redondo. Na verdade Ibicoara é apenas uma cidadezinha de referência, o pico do Highline nesta região mesmo é em Campo Redondo, nossa base principal até o final da Chapada Slack Trip.

No dia seguinte depois de uma noite bem tranquila de descanso voltamos a Ibicoara para uma reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo a fim de comunicar sobre a atividade esportiva na região e obtermos uma resposta sobre meu pedido de autorização solicitado dois meses antes para abertura de novas linhas de Highline no Parque Natural Municipal do Espalhado. Um dos objetivos era a Cachoeira do Buracão, onde anteriormente já foi aberto uma linha de Waterline e um Highline sobre a cachoeira, umas das quais pretendíamos repetir também.

Fomos super bem recebidos pela secretária de Turismo, Tatiana Neves. Formalizamos juntos um documento provisório para esclarecimentos da atividade, caso alguém no local nos questionasse sobre a prática neste point turístico que tem sido alvo de muita polêmica desnecessária com os praticantes de Slackline.

Mas além de uma taxa de visitação que é cobrada pelo Parque, foi imposta a obrigatoriedade de guias nativos associados à associação de condutores de Ibicora para o acompanhamento turístico no acesso até a Cachoeira do Buracão. “Na minha interpretação essa imposição é arbitrária ao direito de livre arbítrio,” principalmente se você está acompanhado de um outro guia experiente, conhecedor de toda região e qualificado para acessar as áreas de risco que pretendíamos atingir, e mais, nossa equipe de 07 pessoas, fora eu que sou guia também, mas não sou da região, todos são montanhista escaladores, atletas de Slackline e guias locais que atuam em todas as outras áreas da Chapada Diamantina.

Em relação a essa situação então solicitei a isenção das taxas para a equipe, mas o acompanhamento de um guia continuou sendo obrigatório. Daí tudo bem, para não deixarmos de ir no Buracão fizemos contato com um guia conhecido e associado, combinamos a participação dele na missão já que não podíamos e não queríamos pagar o valor de R$ 90,00 por pessoa para levarmos conosco uma pessoa a mais na equipe e sem equipamentos de segurança.

Para diminuir os atritos entre turistas e atletas em relação à linha de Waterline que possui ancoragem natural, mas que quando montada, causa transtorno no acesso dos visitantes, apontei também uma solução. A melhor opção então é fixar pontos um pouco mais para dentro, próximo à cachoeira, deixando o caminho livre para a passagem dos turistas. Depois disso, tudo beleza! Dois dias após haveria uma reunião de conselho dos gestores do Parque e ficamos de obter mais uma resposta definitiva sobre a atividade esportiva com Slackline na área do Buracão. Voltamos para o Refúgio, organizamos os equipos e seguimos para um pico de Highline conhecido como Raposa. Aproveitamos o final do dia numa pequena linha de highline, campo escola da galera, e para aproveitar a missão iniciei a abertura de uma nova linha excepcional na parte superior do point.

Voltamos no dia seguinte e terminamos a linha de vinte e seis metros que batizamos de Segundo Andar da Raposa, voltamos para o Abrigo e fechamos assim mais um dia especial com Highline e muito equilíbrio em um salto surpreendente de bike hardtail pelo nosso amigo Hélder Francisco, atleta na modalidade que dias depois deixou a trip para competir em Salvador e obteve o terceiro lugar num desafio de descida de montanha.
Tava tudo certo para irmos para o Buracão, mas uma nova resposta sobre a atividade no local foi encaminhada por e-mail proibindo a prática de Slackline no atrativo turístico, infelizmente. Entendo que existe outras influências de pessoas com outros interesses nestas reuniões de conselho que vão contra o desenvolvimento esportivo na região e isso compromete a própria gestão da cidade que acaba não apoiando os atletas. Mas não podíamos deixar que isso fosse qualquer desestímulo para nós.

No próprio quintal da Família Extremo tem um enorme paredão onde o Paulinho tinha um projeto de abrir um Highline. Seguimos morro acima para fazer essa missão, o Paulinho nos deixou no local da linha e retornou para agilizar alguns afazeres e resgatar um amigo do Sul que estava vindo para terminar uma conquista de big wall no Canion da Fumacinha. A missão era ir à cidade mais próxima já que Ibicora não tem ônibus todos os dias.

A vida não para e nós muito menos por qualquer falta de solução imediata. Buscamos a harmonia que falta da sociedade no equilíbrio do nosso esporte nos mais belos cenários da Natureza. Conquistamos a linha do quintal do Abrigo que batizamos primeiramente de Highline do Paulinho, mas por uma referência do Lugar ficou como Highline Campo Redondo. É possível abrir mais linhas neste local, cada uma maior, mais bela e mais desafiadora que a outra. Já até iniciei a abertura de uma linha paralela a esta que se tornará um belo desafio e point para evolução.


A Família Extremo recebe amigos e pessoas conhecidas que praticam esportes, oferecendo abrigo e suporte de base para quem deseja alcançar os principais atrativos naturais da região, além de ser um local super agradável para o descanso, o refúgio possui uma trilha de bike, Slackline, e agora uma bela linha de highline. Sem falar do murinho de escalada dentro de casa que você pode ser desafiado pelas escaladoras mirins, Madu e Magá realizando uma bela performance com movimentos suaves parecendo um balé na escalada. O Paulinho faz guiadas para todos os roteiros da Chapada Diamantina juntamente com todos da equipe, são todos pessoas incríveis e parceiros que tornam a família grande e de pessoas incríveis que estão sempre em busca de uma nova aventura. 

Acesse e curta a fanpage para ver mais fotos e compartilhar belas imagens destes highlines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário