domingo, 25 de dezembro de 2011

Os Desbravadores

O melhor presente de Natal que poderia ganhar, domingo 25 de Dezembro de 2011 no Jornal e Revista O Globo saiu a primeira divulgação do Highline do Morro dos Cabritos na mídia impressa. Mais do que um grande presente de natal também para minha mãe e minha família toda que não os vejo há mais de dez anos, e para fazer uma pequena correção da matéria. Sou paraense, nascido em Augusto Correa no Pará e não Paraíbano como foi descrito, sem preconceito e como dizem, rsrs _dá quase tudo no mesmo.
 
Bom, para que não viu o jornal, a matéria fala sobre o Highline e Escalada nas áreas do Morro dos Cabritos e Pico Dois Irmãos do Leblon, lugares antes dominado pelo tráfico armado que afastou por muitos anos os escaladores e que agora está sendo desbravada. Aqui no meu blog você pode acompanhar como está sendo a criação deste Novo Setor de Escalada e Highline na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Highline
Por que este esporte fascina e desperta uma admiração capaz levar os Slacker´s de todo mundo a sonharem em um dia ter o privilégio de dar alguns passos além de seus próprios estilos?

O Slackline que dominou o mundo é um esporte com vários estilos e uma filosofia única que se encontra preservada em algumas modalidades onde o equilíbrio e a concentração nos movimentos são essenciais para o domínio de longos metros de fitas em diversos ambientes. Perfeitamente linda e sem obstáculos visíveis é assim a visão de uma fita que um Slacker tem nesta modalidade, o Longline.  A raiz do Slackline que da sustentabilidade em todos os sentidos para um Highliner amante da montanha como eu. Mas quem deseja realizar este sonho tem que trilhar o caminho da montanha, pelo qual será surpreendido com grandes desafios, mas com toda certeza, encantador.
 
Em muitos casos, somente por escalada e muitas vezes em grandes paredes é possível chegar a um Highline e ter o melhor visual, aquele verdadeiramente surpreendente e capaz de alimentar um atleta que se dedica dia e mais dias em buscar de novos grandes desafios e adrenalina.
Em todo caso o que caracteriza um Highline e a altura, uma fita acima de cinco metros de altura é considerada um Highline. E é de extrema importância que a pessoa que queira iniciar esta modalidade tenha conhecimentos plenos de técnicas de escalada e seja perito na hora de escolher os pontos de amarrações que não devem falar em hipótese alguma, além disso, hoje em dia existem equipamentos adequados para esta modalidade. Há inúmeras dicas super importantes que devem ser levada a sério, uma delas é também o companheirismo, assim como na escalada, busque sempre estar acompanhado de uma pessoa mais experiente que possa ajuda-lo a sair de qualquer situação.

Grandes desafios estão por vir, mas agora é o momento do Highline da Base aqui no Morro dos Cabritos. Após quase um ano de conquistas de novas vias de escaladas aqui nesta parede, bem conhecida como face Leste do Cabritos e que fica em meio a Zona Sul. Este point é se não o melhor, com certeza é o mais indicado para quem desejar sentir no pé um verdadeiro Highline, Seja pela beleza e também principalmente pelas suas características de segurança, pois um dos maiores riscos no Highline são as saídas ou chegadas nas bases.
Dando as boas vindas para todos nesta área e fechando um ótimo ano de dedicação a este esporte, o natal deste ano vai ser sempre lembrado por vários motivos, mas principalmente por esse, que foi levar a todos essa linda matéria através da Revista o Globo no Jornal de Domingo dia 25 de Dezembro de 2011. Uma linda foto na capa com o visual incrível de fundo.
Para aqueles que fizeram deste esporte um estilo de vida e que em 2011 compartilharam desta alegria e moção que só o Slackline é capaz de oferecer, humildemente peço ao todo poderoso que nos proporcione tudo novamente em dobro em 2012. Feliz Natal e um ano novo cheio de emoções, saúde e good vibes!!! Gideão Melo
Assista o vídeo no meu canal youtube: http://www.youtube.com/user/basedoscabritos#p/c/C6DAF257844087AF/4/pQI_2mjWnIw



sábado, 24 de dezembro de 2011

Agora ou Nunca


Na ultima semana antes do natal eu me vi diante de mais um desafio incrível. Junto com minha esposa, Stephany Raiol que é super parceira quando o assunto é Slackline.
Todo final de ano o programa do Luciano Huck junta todos os quadros no Caldeirão e realiza “um sonho”, ou melhor dizendo, o sonho de uma família inteira. Mas como todos sabem, para que isso seja possível, em algumas provas a família tem que passar. E em um desses desafios que começa a nossa história. Fomos convidados pela equipe do programa para dar um treinamento no Slackline para o garoto Wendel, no qual inicialmente, se ele conseguisse atravessar a fita do Slackline no quadro Agora ou Nunca ele garantiria o cheque de 50.000,00(cinquenta mil reais).


No primeiro dia gravamos lá no Projac junto com o ator Caio Castro que apresentou o desafio para o Wendel que logo começou a dar os primeiros passos com muita dificuldade. Mas com boas dicas e a nossa experiência neste esporte conseguimos deixar o garoto a vontade tanto no Slackline quanto na frente das câmeras. De uma forma um tanto engraçada e natural o Caio lançou mais um desafio para motivar o rapaz, num calor de mais de 30° e mais de uma hora já gravando no sol, o Caio pegou uma garrafa de água de côco geladinha, a garrafa chegava está suando e escorria gotinhas, e assim a colocou do outro lado da fita como um motivo a mais para que o Wendel conseguisse logo atravessar o Slackline. Com muita descontração em umas duas horas o Wendel chegou do outro lado da fita e era só inicio do treino em que ele viria nos surpreender.


Depois do Projack partimos direto para um hotel fazenda em Paulo de Frontin RJ, aonde todo o restante da família do garoto já estava por alguns dias aguardando a reforma da casa para o quadro Lar Doce Lar. Então no dia seguinte continuamos com o treinamento. A medida que nós fomos aperfeiçoando o desafio valendo 50.000,00 o rapaz continuou nos surpreendendo e pegando tudo de cara. Com isso, junto com a equipe do programa determinamos o desafio que ele teria de superar, para levar o checão para casa ele teria que realizar quatro manobras ao longo do percurso na fita e sem cair.



Tudo certo então, finalizamos o treinamento e retornamos para casa. Aguardamos ansiosamente o dia do tão esperado desafio, e assim fomos convidados pela equipe e a pedido do Wendel que insistiu para que ficássemos em um lugar bem perto do palco para que ele pudesse nos ver e sentir-se um pouco mais seguro.


Assim após algumas apresentações, o ator Caio Castro foi chamado no palco para contar para o apresentador Luciano Huck como seria difícil o desafio do garoto naquele momento. Com muita tensão, finalmente o Wendel pisou na fita para realizar seu grande desafio no Slackline. Aumentando ainda mais a emoção começou a trilha sonora, e foi quando o Luciano anunciou: _É agora ou nunca! E assim ele deu o primeiro passo e partiu para primeira manobra com muito equilíbrio, mas aquela trilha sonora é deixar qualquer um nervoso e naquele momento a única coisa que eu poderia fazer era torcer, mas rapidamente lembrei que havia comentado com o Wendel durante os treinos que o máximo que daria pra fazer seria falar algumas coisas em voz baixa na hora das manobras de maneira que não atrapalhasse e quem ele pudesse escutar, pois com o silencio talvez ouvisse minha voz. Então assim fiz, na primeira manobra que foi deitar na fita, levantar e continuar... A medida que ele ia realizando as manobras, mesmo tenso, alí estava eu falando baixinho _Calma! Agora respira! Isso! Boa muleque! E finalmente o garoto Wendel com sua incrível maneira de impressionar conseguiu dar o ultimo passo com muito equilíbrio e correu para o abraço, comemorando essa grande vitória.



Ver tudo isso de perto foi sensacional! É a terceira vez que encontro com o ator Caio Castro nestas experiências com o Slackline na televisão e fiquei muito grato por ele lembrar de mim durante o programa e dizer ao Luciano Huck que nesta missão eu também tinha sido muito importante. Mas tenho certeza de que a sua própria simplicidade e também as palavras de motivação que pode dizer diretamente no ouvindo do Wendel antes do garoto iniciar essa prova foram de extrema significância para ele conseguir realizar o desafio.


Neste dia, após toda essa tensão, de uma maneira inesquecível, a emoção foi surpreendente ainda mais. Com a apresentação do coral cantando o hino do natal na voz de Mariana Rios, Daniele Wintes e o Daniel Boa Ventura, todo aquele estúdio parecia estar com uma energia e a magia do natal na sincronia perfeita. Foi demais!

Essa experiência e esses momentos vou guardar para toda minha vida. E para vocês com quem tento dividir essa emoção, compartilho algumas fotos que registraram esses momentos: http://xaropinho.multiply.com/photos/album/263
E agora finalmente o Vídeo exibido no programa no dia 24/dez.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Novas Conquistas - Morro dos Cabritos - Copa

Estamos mais uma vez na reta final de um ano de muitas histórias proporcionadas principalmente pelas escaladas, mais um cíclo de doze meses que chega ao fim, mas as conquistas só estão no início aqui no Morro dos Cabritos. E cada nova rota aberta, uma nova janela de visual se abre para as belezas da Zona Sul como as exuberantes montanhas cartões postais do Rio que podem ser observadas daqui da Face leste aonde estamos abrindo novas vias de escalada. E para galera que pretende repetir essas rotas, aproveitando as lindas tardes na sombra e o horário de verão que também é perfeito para estas escaladas nesta época, na verdade o ano inteiro é bom. Aqui estão dois croquis atualizados e as informações de acesso para estas novas escaladas:


Segunda enfiada da Ovelha Negra - Foto:Adelmo Noite
Para alcançar a base da Mundo Real e as demais vias nesse setor da face leste do Cabritos Copacabana é preciso acessar a Comunidade do Morro dos Cabritos pela escadaria da Rua Santa-Clara ou pela Ladeira dos Tabajaras seguindo para Rua Euclides da Rocha até os acessos a floresta pelo nº 600 e 716 fundos. A trilha se inicia atrás da Quadra do 600(quadra de futebol deste endereço), passando pelo lado direito, superior, do grande bloco onde se localizam os Boulder´s, a trilha transpõe um Rio Seco e segue até encostar na Canaleta d´água que vem desde o número 716 onde é acessada ao lado da última casa. Atualmente há uma grande mangueira tombada onde a canaleta vira para a esquerda e segue para a Heróis dos Cabritos, saindo da canaleta uma trilha não muito visível segue para cima inclinado para direita, dando uma volta, em direção ao Rio Seco. Entre essa referência e outro valão à esquerda suba com atenção pelo colo por uma pequena trilha que inclina para o Rio Seco novamente um pouco mais acima à direita. Ao passar por umas bananeiras e pisar nos blocos de rocha beirando o valão do Rio Seco, de frente para a parede é possível avistar os dois primeiros grampos e uma chapa na terceira proteção, essa é a Via Mundo Real, à esquerda está a Capricórnio que inicia com três grampos e também uma chapa na quarta proteção.Seguindo para a direita, após a Mundo Real, suba um pequeno trecho pelo valão do Rio Seco, ao encostar na parede novamente em uma grande árvore como referência no meio da trilha junto a uma pequena rampa que indica acesso para um grande platô de mato, lá se inicia a via Ovelha Negra que começa com artificial A1 nos primeiros cinco metros, parte negativa da parede. Continuando para a direita, pelo valão até atingir a parte superior de um pequeno bloco de rocha, é possível seguir por uma trilha escorregadia com pontas de ferro encravada no chão que antigamente formavam degraus, neste ponto a trilha segue no colo próximo a parede, passando ao lado de uma barragem de água da chuva, final do Rio Seco, nesta parte da parede há outros projetos de vias que serão atualizadas aqui futuramente. A trilha segue até o Mirante dos Cabritos que é uma grande passarela de concreto que vai até o inicio da parede da Face Norte com visual para Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra da Gávea e o Corcovado.A partir do Mirante se inicia a via Fuga dos Cabritos e o diedro Caminho dos Operários. Abaixo do Mirante existem duas variantes que tem acesso pelo final da Rua Sacopâ, são elas: Atalho dos Cães VI grau (Lance inicial de boulder) e Plano B III grau.
Final da Capricónio -Foto:Felipe Hanower
Novas vias para top-hope também foram abertas no Setor da Passarela. Seguindo pela canaleta até encostar na pedra, aonde essa canaleta forma a passarela e bifurca para os lados. As vias já abertas contam com um pequeno diédro (Caminho da Terra) e uma fenda (Cabritagem) totalmente móvel com grampo no final. Seguindo para a esquerda, bem no mirante da passarela tem mais duas viazinhas de 25m., a (Abre Alas) de III grau e Bailarina III grau também. Essas últimas vias podem ser utilizada para top-hope ou mesmo para acessar a Trilha que vai para o cume do Morro.
Grande Platô P1 da Ovelha Negra - Foto:AdelmoNoite
Boulder, atrás da Quadra do 600 - Foto:Arq.