segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Agulhinha do Inhangá, Copacabana.


No dia 22 novembro de 2010 eu conquistei uma linda via que começa bem no colo da montanha, lado oposto à praia de Copacabana. Essa é sem dúvida uma das melhores opções de escaladinha de final de tarde na Zona Sul.
Um ano se passou e somente agora pude divulgar mais informações sobre esta conquista... Essa é apenas uma das opções de acesso ao cume, exitem outras vias bem antigas, vale pesquisar melhor as informações sobre essas escaladas no Guia de Escalada da Zona.

Então finalmente aqui está o croqui, essa face da Agulhinha já era usada para a descida, rapel, e com a abertura desta escalada a grampeação no final da parede foi melhorada para garantir a segurança e também tem serve para ancoragem de uma Linha de Highline que sai do final da Via para o outro lado na floresta. O grau da via ficou como 4° Vsup E2. Porém alguns escaladores que já fizeram esta via disseram ser mais difícil do que parece. Assim sugeriram o grau de "cadena"(guiar a via toda em livre parando só final) como 6°. De qualquer forma ficou ainda mais interessante.
Foto da Raiz na árvore que foi a inspiração do nome da Via: Album facebook


Uma linda montanha que por muitos passa despercebida. Mas para nós escaladores é o point perfeito para o nosso lazer e refúgio naqueles dias de agitação rotineira. Depois da pacificação dos Morros da Zona Sul tudo melhorou, inclusive o acesso a essas escaladas que por muito tempo ficou esquecida. . Neste mesmo ano da conquista, este cume foi o nosso palco para o reveillon em Copacabana, como vocês podem ver nas fotos, foi realmente lindo. Acesse o Facebook - Guardão da Floresta - Agulhinha para ver mais fotos de escalada. 

Agulhinha do Inhangá, Copacabana.

Informações de Acesso!

Uma boa opção agora é pela Ladeira dos Tabajaras no nº 300. Subindo uma escadaria que leva até um terreno baldio que dá acesso ao mato (floresta). Seguindo pela direita, atravessando uma canaleta continua um vestigio de trilha que logo fica nais óbvia, após um pequeno trecho de subida a trilha bifurca para cima e para direita descendo. Siga para cima até meio que avistar o fundo do terreno da última casa a esquerda, nesse ponto a trilha parece ter acabado, mas logo se alcança uma nova trilha que vem deste terreno seguindo para direita. Siga com atenção, pois há um trecho aonde trilha parece desaparecer novamente, neste trecho, ao avistar umas palmeiras grossas continue seguindo para a direita por entre as palmeiras, logo se reencontra a trilha que, descendo um trecho escorregadio, avista-se uma pequena parede e uma gruta, nesta parte já é mais fácil visualizar a trilha por entre as árvores, mas continue seguindo com atenção. 
Chegando num colo onde se inicia uma subida íngreme tem uma trilha que desce até um pequeno mirante, porém está um pouco fechado pelo mato alto e espinhos. A trilha subindo leva até a base da Via Guardião, na face noroeste da Agulhinha. 

Para alcançar o topo mais rápido é preciso descer pela esquerda contornando a parede, passando na base de algumas vias que começam por uma fenda, logo após a base desta via suba por umas contenções e trepa-mato até alcançar uma pequena parede que pode se escalada facilmente, requer conhecimento e equipamentos para escalada, porém não há grampos para ancorar-se, a segurança é feito em árvores e a descida sem corda não é aconselhável. Neste mesmo ponto onde se inicia a subida, tem uma opção de subida reto, é possível ver o grampo, depois deste primeiro lance tem uma saída para a direita onde recomeça a escalada em diedro fácil com uns dois grampos ao longo. É necessário levar equipamentos e corda para rapelar pelo lado oposto dessa subida ou mesmo arriscar uma das vias, inclusive esta Via nova . Na descida, com um rapel é possível retornar ao colo, base da via Guardião, aonde se chegou na Agulha, início da trilha de volta. 

Há uma boa opção de acesso também no final de uma ruazinha que começa quase em frente a Quadra de Samba da Vila Rica, final da Ladeira dos Tabajaras. Essa trilha é bem mais óbvia, só da uma volta maior, e é preciso boa atenção quando chega no alto do Morro para encontrar a entrada da trilha que desce em direção para Agulhinha. O outro caminho, porém bem mais longo, antigamente usado por alguns escaladores e pelo Parque Municipal da Chacrinha, seguindo pela floresta sempre em direção a Agulha beirando a parede do Morro São João, nada óbvio.






7 comentários:

  1. Ai Gideão.

    Para de fazer divulgação desta tua ideia. Pois acho que vai ter muita gente ai em cima este ano.

    O Blog tá bem legal.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Beleza meu bom? Você sabe que lá é pra poucos, mesmo se tratando de uma linda montanha praticamente no meio de Copa, só acesso pela floresta densa já restringe muitos até mesmo para repetir as escaladas. Lá de casa eu tenho observado que muito pouca gente vai nesta montanha. Principalmente pelo risco de se perder e não tem saída pelos condomínios que em seus entornos há diversos paredões de concreto e buracos que escoam as águas pluviais e canalizão direto para rede de esgoto em baixo do bairro...
    De qualquer forma, o que eu pretendo passar é a idéia de uma Qualidade de Vida melhor e que há muitos lugares inexplorados que são boas opções o ano inteiro. Todas essas oportunidades passam em nossas vida meu brother! Já se vai mais um ano aí...
    Em 2007 eu passei o meu melhor reveillon no topo do Pão de Açúcar,fui escalando. Hj quem desejar fazer isso, só pagando muito caro e sem a garantia de que uma nuvem negra não irá cobrir o topo...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Galera, essas informações assim como as publicações no meu blog não levam ninguém ao cume de qualquer montanha... a minha divulgação é justamente para esclarecer para os "leigos" que existem opções e para tanto é necessário procurar um guia responsável que possa não só levá-lo para montanha como trazê-lo de volta com segurança.

    ResponderExcluir
  4. Pra chegar ao topo há como fazer sem equipamento ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escalada pelo outro lado não e considerada difícil, mas a questão é a segurança, principalmente na descida. É necesário cordas e equiapmentos para realizar o rapel que geralmente é feito pela Via Guardião.

      Excluir
  5. Fui ontem lá ( sem equipamento) não fui ao topo , até o acesso onde fica uma trilha pra acessar e dos dali há como subir e descer sem equipamento ????

    ResponderExcluir
  6. Todas as trilhas precisam de equipamento de rapel?

    ResponderExcluir