quarta-feira, 10 de julho de 2013

Recorde Brasileiro de Highline



Sou montanhista, atleta de Escalada e Slackline, devido às experiências nestes esportes e o estilo que pratico faço parte de uma seleta categoria denominada Climber-Highliner. São pessoas que acumulam um vasto conhecimento e habilidade que vai desde a idealização, criação imaginária, abertura das rotas de acesso, quando necessário, depois segue montagem e realização da travessia na fita sobre o penhasco com o objetivo apenas da conquista e, claro! Uma viciante busca pela adrenalina e as demais sensações inexplicáveis que este esporte proporciona.
Foi assim o início dessa história! Há pouco mais de seis meses estreamos um programa de esporte chamando Slackline no Canal Off. Éramos três pessoas em busca de novos desafios e experiências com este esporte pelo Sudeste do Brasil. 
 


Por morar no Rio de Janeiro que tem o maior parque urbano de escalada do Mundo com diversas possibilidades e cenários montanhosos impressionantes para explorar. Decidi apresentar aos parceiros para compartilharmos com o nosso público, já que eu sou atleta de referencia deste esporte, assim gravamos um dos programas aqui na montanha do Morro dos Cabritos aonde já há alguns anos venho abrindo novas rotas de escalada e Point´s de Slackline e Highline.  No decorrer das gravações e o programa já exibindo nossas aventuras eu continuei a conquista de novas vias com o objetivo de apresentar um visual cada vez mais belo e impressionante, assim encontrei este lugar “mágico” aqui na Face Leste do Morro dos Cabritos, virado para Copacabana e com visual dos mais belos Cartões Postais da Zona Sul, além da praia que da para ver quase toda, tem o Pão de Açúcar, Ponte Rio-Niterói com a Baía de Guanabara a perder de vista, e para completar o Cristo Redentor de braços aberto na posição de equilíbrio no alto do Corcovado. Mas devido à correria para encerrar a Primeira Temporada do Programa eu conquistei dois belos Highlines que foi um sucesso no ultimo episódio da série. 


Com novos objetivos decidi continuar as conquistas sozinho e com a ajuda da minha esposa, Stephany Raiol, registrando tudo através da nossa única câmera para fazer um filme, para quem sabe inscrever no Festival de Filmes de Montanha(Banff), que acontece todo ano no Cine Odeon, Cinelândia Centro do Rio. Com esta ideia aguçada na cabeça, como um sexto sentido, abrir a primeira via que me daria acesso à parte mais alta da parede onde há um grande platô e lá constatei que sim, faria sentido criar um grande Highline de um extremo ao outro da parede, mas para isso eu teria que abrir uma outra via e dessa vez sozinho mesmo, porque minha esposa não poderia me acompanhar nos dia úteis da semana devido ao trabalho dela. Adquirir uma câmera menor e com tudo isso vi o desafio aumentarainda mais a cada investida, e foram muitas idas e vindas escalando até ao anoitecer e então conseguir alcançar o lugar ideal para criar os pontos de ancoragens onde amarraria a fita. 

Todos estes detalhes e processo de montagem pretendo mostrar ao termino deste curta através das imagens feitas ao longo.
Feito tudo isso e a conquista realizada, me deparei com o maior desafio da minha vida, e para completar os dias que se passaram foram os piores possíveis, sem contar as chuvas de uma frente fria que nos surpreendeu e os ventos fortes que permaneceram, tentar andar nesta linha estendida sobre a Zona Sul foi como despertar um Gigante, por uma semana inteira tentando domá-lo e tencionando  a fita para que assim fosse possível equilibrar –me e tentar realizar a travessia de ponta a ponta. Chegado o fim de semana então tive ajuda de alguns amigos para conseguir esticar a fita ao máximo e com isso nos questionamos sobre este feito que chamava atenção de toda comunidade e de praticamente metade de Copacabana e Botafogo, de onde dava vista para a Montanha ouvia se também o barulho da fita a chacoalhar com o vento... Isso é história acontecendo aqui, e para completar a realização da travessia deste Highline é constituído um Recorde Nacional. O primeiro Brasileiro a travessar o Maior Highline do País. Depois de 16 dias de montagem e ajustes a travessia foi realizada. E essa nova façanha impõe quase 30 metros a mais do recorde anterior. Esse desafio foi completado neste sábado às 17:00 do dia 06-07-2013, já quase anoitecendo quando parou de ventar.

A fita permaneceu esticada por mais dois, mas durante todo o processo de montagem já era avistada de quase toda Copacabana e Ladeira dos Tabajaras. Consegui fazer bastante imagens com os fotografos: Guilherme Taboada e Ivo Gonzalez

As demais imagens são do meu arquivo, sob minha direção graças ao amigo Jonathan Madaleno que conseguiu captar os melhores clicks e também os vídeos para o filmezinho que vem em breve e também minha fotografa e esposa que estava comigo na Primeira Travessia do Recorde. Assim, fizemos a medição com uma linha sobre a fita, também medimos a fita e a extensão da redução para ter certeza da distância. Sabemos que os últimos relatos dos maiores Highlines mediam por volta de 50 metros no Estado do ES. E 52 SP. Uma outra linha recém aberta em SC. Medindo 60 mas não houver travessia completa devido às condições climáticas, e eu entendo perfeitamente pois o ultimo maior Highline de 65 metros aberto também por mim aqui em Copacabana, na Agulhinha do Inhangá, não hávia atravessado devido às condições, material e apoio, o que conta ainda mais para um atleta alcançar seus objetivos.
O Gigante de Copacabana - Highline Recorde no Brasil com 78 metros de Distância, 100 metros de Altura e Altitude superior ou igual ao Pão de Açúcar(396m.).

Esse Gigante foi domado, o maior desafio realizado e nos últimos momentos ainda houve uma nova repetição, mas no dia seguinte com uma noite de vendaval, pior ainda do que o que nos surpreendeu durante a montagem, levou para longe os três pontos de ancoragens fixas e ainda arrebentou uma das cordas de backup, ainda bem que eram duas, mas para completar a fita utilizada nesta façanha só serviu uma única vez.

Obrigado mais uma vez amigos: Jonathan Madaleno, Tadeu Lima e Marcio Claudio e os demais amigos(as) que ajudaram direto e indiretamente, muito grato!

Apoio: Everlast e Slackbrasil.
#Everlast #relogiosEverlast #EverlastBr #EverlastBrasil #CanalOff #slackline #slackbrasil #Highline #AtletaGideãoMelo #SlackFr 

https://www.facebook.com/AtletaGideaoMelo

"As idéias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução". (Percy Barnevick).

2 comentários:

  1. Parabéns Gideão!! Realmente incrível essa façanha! Como iniciante no slackline sempre procuro me inspirar em grandes atletas, e ainda mais em mestres como você! Sou seu fã!
    Abraços! =D

    ResponderExcluir
  2. Você usou 6 polias duplas ou é impressão minha?

    ResponderExcluir